terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Apedeite lindo!

Boas tardes!
O presente serve dois propósitos.
O primeiro é para avisar que o blog, para além das visitas e dos incansáveis comentários de alguns de vós, já começou a surtir efeito. O Torrada reanimou o blog dele!
E eu, fiz questão de o adicionar aos "mestres do crayon".
Podem visitar através do link que lá deixei.
(É fácil. É, obviamente, o que tem o nome dele)

O segundo propósito, remete para a não assídua postagem neste espaço.
Sempre que possível irei colocar trabalhos, quer antigos, quer novos, quer fases de estudo que nunca deixaram a sebenta, mas a "postagem" dos acima referidos estará sempre condicionada à disponibilidade que terei por motivos de trabalho.

Como tal e, de forma a agradecer o vosso retorno frequente, vou-vos facilitar a vida.
Vou criar "A grande newsletter do PAMtagruel".
Parece bem? Assim, basta comentarem neste post que pretendem o aviso de postagem nova (caso eu já tenha o vosso contacto), ou enviando-me um mail a dizer que querem ser avisados quando eu postar coisas novas.
Se preferirem, venham cá a vosso belo prazer, que o PAM agradece! :)

Obrigado a todos e não se esquecem de ver o blog do Torrada!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Receita 00004 : ronda das fadas


Olá outra vez! Depois de algum afastamento, derivado por razões de trabalho :), aqui fica mais uma ilustração que, para alguns, continua a ser uma das melhores que já fiz.
Se tudo correr bem, deixará de ser (seria sinal que fiz coisas melhores e esta deixou de ter o status de melhor). Mais uma vez, foi a imagem de promoção de uma peça infantil, que o Teatro Tapa Furos realizou no inverno passado.

Aproveitei a temática e o imaginário para experimentar técnicas novas. Assim, depois de um esboço rude a lápis, que continua a passear no meu caderno, passei-o para o photoshop e colori tudo lá. As pequenas fadas que se vêm, foram por sua vez desenhadas no flash e importadas posteriormente para o photoshop. O olhar atento, se a imagem em dimensão maior o permitir, revela personagens que alguns de vós poderão conhecer.

Esta ilustração esteve espalhada por comboios e placards da JCDecaux pela zona de Sintra e em paredes soltas por Lisboa, que eu tenha visto. Provavelmente também vocês a virão.
Para quem circula na IC19, houve uns outdoors com isto também.

Boas lembranças!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Cromes do crayon : 00004 cristina cruzeiro


Olá outra vez!
Tenho andado com pouco tempo para criar coisas novas e ainda ando a arrumar a papelada e ficheiros antigos, por isso nada de novo meu ainda. Aproveito assim o tempo para mostrar o trabalho de uma antiga colega de escola, a Cristina Cruzeiro.
Desconhecia o trabalho dela de ilustração até a ter encontrado num comboio.
Gosto imenso do aspecto sujo que ela confere com o uso de sombreado em risco.
Num imaginário mais realista, que remete por vezes, para problemas sociais, não deixa de lembrar trabalhos de Edward Gorey ou mesmo Tim Burton, pela técnica usada, mantendo sempre uma identidade muito própria.
A Cristina, para além de fazer estas ilustrações e composições com montagens de fotografias e ilustração, como poderão ver no blog dela linkado agora nos cromes do crayon (por isso vão lá), faz também bijutaria bem interessante que poderão ver no outro blog dela, o Lonely Made, especialmente para quem gosta de alfinetes de peito.
Vale a pena verem.
Vá, mexam-se e divulguem.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Cromes do crayon : 00003 carlos jantarada


Mais um post estrangeiro. Fazendo, pela segunda vez, a associação culinária (estão lembrados do Pedro Torradinhas?), apresento-vos o sôr Carlos Jantarada (ou melhor, o trabalho dele).
O jovem, companheiro de guerras profissionais em mais do que uma ocasião, mexe no photoshop com uma destreza singular. É um crome portanto. E, conforme o referido anteriormente torradinas, o blog parece que morreu. Eu espero que não. Pois da série Sandman ainda faltam alguns. O trabalho dele é muito bom e deve ser apreciado, por isso, aproveitem o link no "cromes do crayon" e façam como eu, uma visita e um ou outro comentário, para ver se o jovem se lembra de terminar mais um par de personagens da série.
Este é, a versão dele, da personagem Desire e é a minha preferida dos trabalhos expostos.
Vão ao site dele.
Vejam os outros trabalhos e, acima de tudo, comentem.

Cromes do crayon : 00002 andré carrilho


Sim, este é o grande Tom Waits. E a ilustração que vos apresento consta de uma edição do The Independent on Sunday. O que é? É um jornal inglês que conta com várias ilustrações do André Carrilho. Por terras de sua majestade, o trabalho do André também pode ser visto na The Word.
Cá por terras lusas, trabalha com nomes sonantes como o Público, o Independente ou mesmo a ilustrar flyers para o Lux.
Os trabalhos dele constam também no New York Times entre outros. É preciso dizer que já ganhou o Gold Award for Illustrator's Portfolio pela Society for News Design.
Assim, e como a cara dele não consta da campanha de promoção "Portugal: Images from the West Coast of Europe" (afinal, até um gajo desempregado lá anda... porque não um ilustrador com trabalho publicado e prémios ganhos lá fora?), tenho a honra de apresentar o André Carrilho como o meu primeiro membro do cromes do crayon. Basicamente é onde vou por os links para os sites do pessoal.
Vão ver o dele.
Vale mesmo a pena.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Receita 00003 : alquimista



















































Este é o Alquimista. Comissionado pelo Teatro TapaFuros, é a imagem usada para a promoção do espectáculo queera baseado na obra homónima de Ben Johnson. De cima para baixo, temos:
O esboço (bic azul... venha o que vier, continua a ser a minha ferramenta de desenho preferida), do qual gosto imenso do trabalho que fiz no manto.
Optei, para o trabalho final, por fazer uma proposta de colagem digital (ao centro). Foi um processo moroso, pois tudo são imagens recortadas, retocadas e trabalhadas para formar o personagem. Os únicos rasgos de ilustração presentes são o cabelo, a barba e a boca, que lhe confere um ar cínico. Gosto imenso do trabalho por ter sido dos primeiros de técnica "místa" (colagem digial e ilustração) e pelo gozo que deu a fazer.
O terceiro, após várias considerações com a produção do grupo de teatro, é a proposta final, que alguns de vocês conhecem (com o título e a informação relativa à peça). Preferia a imagem do meio, mas gosto mais do "jarro" e das mãos desta proposta e concordo que, para cartaz funciona melhor, conferindo mistério sobre quem é o Alquimista.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Cromes do crayon : 00001 pedro torradinhas






















este desenho não é meu.
se repararam no cabeçalho, fala de "outros sabores" e não de "receitas". Assim, dou a honra ao pedro torradinhas de ser o meu primeiro escolhido para apresentar trabalhos que não os meus.

O torrada, como é conhecido aqui pelo pamtagruel (aproveito a veia culinária de fácil associação), sempre desenhou desde puto. Lápis ou caneta, papel canson ou papel de mesa de restaurante, tudo servia. E muito desenho baril ele fez.

A era digital do torrada começa com um processo, para mim único e inconcebível: desenhar com o rato. Não me peçam para o fazer. É impossível!
Mas ele conseguia. Agora que tem uma wacom anda a fazer estas pequenas maravilhas e a mostrar o seu trabalho ao mundo num site de miniaturas que o "apadrinhou".
Com um blog, que espero vir a ganhar ânimo com este e que deixe de estar morto, podem sempre ver o trabalho dele no site do pessoal das miniaturas. É notável a rápida evolução de técnica e traço dos primeiros para os últimos.

Divirtam-se com os desenhos e as expressãos que ele cria, mesmo que não estejam a par das piadas do mundo do modelismo.
O trabalho dele pode ser visto aqui.

Atenção! Todas as quintas feiras há tira nova!

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Receita 00002 : estórias aluadas























Alguns de vocês já a conhecem, outros possivelmente já a viram, ou irão ver, espalhada pelas paredes ou publicitadas nos comboios da linha de sintra. Haverá também aqueles que terão a imagem a marcar certa página de um livro.

Esta ilustração foi comissionada pelo Teatro TapaFuros e serve de imagem promocional para a peça infantil que têm a decorrer neste momento, e até abril, na Quinta da Regaleira.
Para saberem mais informações visitem o site ou, para verem fotos da peça, o blog deles.

Abrir o ano a mostrar trabalho e a ajudar na publicidade :)

Um 2008 cheio de sucesso e de felicidades para todos
_

ILUSTRAÇÃO VECTORIAL COM TRATAMENTO DIGITAL.
(FERRAMENTAS UTILIZADAS: FLASH E PHOTOSHOP)