sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Receita 00003 : alquimista



















































Este é o Alquimista. Comissionado pelo Teatro TapaFuros, é a imagem usada para a promoção do espectáculo queera baseado na obra homónima de Ben Johnson. De cima para baixo, temos:
O esboço (bic azul... venha o que vier, continua a ser a minha ferramenta de desenho preferida), do qual gosto imenso do trabalho que fiz no manto.
Optei, para o trabalho final, por fazer uma proposta de colagem digital (ao centro). Foi um processo moroso, pois tudo são imagens recortadas, retocadas e trabalhadas para formar o personagem. Os únicos rasgos de ilustração presentes são o cabelo, a barba e a boca, que lhe confere um ar cínico. Gosto imenso do trabalho por ter sido dos primeiros de técnica "místa" (colagem digial e ilustração) e pelo gozo que deu a fazer.
O terceiro, após várias considerações com a produção do grupo de teatro, é a proposta final, que alguns de vocês conhecem (com o título e a informação relativa à peça). Preferia a imagem do meio, mas gosto mais do "jarro" e das mãos desta proposta e concordo que, para cartaz funciona melhor, conferindo mistério sobre quem é o Alquimista.

14 comentários:

Zorbas disse...

Cá estou a comentar o teu blog...
Entre intervalos de fraldas e dar de comer à afilhada, encontrei três minutos para te dizer qualquer coisa.
O Alquimista é um trabalho muito bom, mas a tua mais valia está numa linha de fadas e sonhos que tem conquistado adeptos sintrenses.
Ansiamos por uma pintura a sério numa parede que ainda não existe.
Um abraço felino,
Zorbas o gato mãe...

TEATCHA disse...

Este conheço eu bem... Deixa-me um certo arrepio saber que em 4 dias consegui participar nele. Louco...

TT disse...

olá,
sim tenho que admitir que sou desnaturada por so agora escrever no teu blog,mas isto de se viver na mesma casa e so ter um computador com net tem mto que se lhe diga!!!
Estes desenhos como todos os outros que nos habituaste a ver estão simplesmente magnificos...continua a brindar-nos com o talento inato que tens..
Beijos e ate ja

PAM disse...

bem! mais comentários do núcleo chegado! finalmente :)

quanto a comentários felinos, agradeço a crítica a alquimias e a esperança de fadas e sonhos. sobre isso, certas rondas aparecerão por aqui, agora as outras, as de paredes e dias vindouros, terão de ser submetidas a testes, pois é um estilo que ainda estou a procurar desenvolver. como para ti com certas flores, este estilo ainda é um bébé para mim que precisa de aprender e amadurecer :) tentarei ser breve!

teatcha, até arrepios deves ter tido, certo? mas foi um processo que valeu a pena. quer a quem participou artísticamente, quer para mim pelas razões referidas no post :)

obrigado pela força tânia. esperava que viesse mais cedo é verdade, mas tens desculpa e é sempre importante a tua crítica/comentário :)

obrigados!

Eduardo Cruz disse...

Realmente! este teu talento tem muito que se diga.
Eu sempre desejei saber desenhar, quando vi os teus trabalhos pela primeira vez, no tempo da TVrr, fiquei fascinado. é um prazer olhar para eles. com um misto de inveja (das boas invejas).
Continua, mostra mais, quero ver todos.
ps: nunca fizeste uma banda desenhada? Tu que adoras e conheces bem o cinema, deve sair algo... algo:)

Unknown disse...

adorei estes! e a peça é claro, nunca mais me irei esquecer da cena do Espanhol! :)

continuo a achar que a tua camisola às riscas faz-te parecer o wally... mas uma versão assim meio ao jeito de ... tipo ... epá... pronto ... como é que hei de dizer...

Wally Castelo Branco! :P

PAM disse...

obrigado eduardo!
quanto ao tvRRR, não sei se chegaram a ser postados aqui. Espero vir a ter um ano cheio de trabalho criativo e possa colocar muitos trabalhos novos e não tenha que os colocar, mas vamos lá a ver... Quanto à bd, fica atento pois brevemente haverá novidades quanto a isso.

ó pêjê, muito obrigado pela crítica, afinal é a primeira. quanto ao resto, acho que denegriste ainda mais a minha imagem (ainda estou a pensar qual é o pior... se o castelo, se o ramos), mas, pelos vistos tenho de repetir a piada da maya... ou melhor, pela forma como te rias na peça, em vez de maya, talvez um carlos castro...

Mafalda disse...

olá...e cá estou eu mais uma vez para comentar os teus trabalhos. lol
como já disse várias vezes, tens imenso jeito e para além de desenhares bem tens uma grande originalidade no que fazes....(e não, eu não te estou a dar graxa...é msm a verdade) lol Relativamente a este trabalho, eu adorei o teu esboço com a bic azul. está muito louco mesmo, adoro os traços. continuaçao de bons desenhos...Bons não...EXCELENTES. lol
Beijinhos e até para a semana

PAM disse...

obrigado pelos comentários mafalda.
eu realmente também gosto muito do esboço a lápis, ou a bic azul :) para ser mais preciso.

mas pelo exagero nos elogios, ou estás mesmo a dar graxa ou então vais querer perguntar-me algo... parece-me...

beijinhos!

Mafalda disse...

realmente é verdade só disse isto para dar graxa... nao tens jeito nenhum...looool Achas mesmo? claro que tens jeito, e eu só o digo porque acho que as pessoa devem ser valorizadas pelo que fazem.
Mas quando vir algo que não gosto tanto também darei a minha opinião para que possas melhorar.
beijinhos

PAM disse...

brincadeiras à parte, obrigado pela sinceridade :) espero que todos (acredito que sim, aliás) pensem da mesma forma.
O facto de mostrar os meus trabalhos é com o intuito de poder ter reacção, quer favorável quer negativa, de forma a ter noção de onde errei e o que poderei melhorar.

obrigado

Carlos Jantarada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Jantarada disse...

WWWWWWWWWOOOOOOOOOOOOWWWWWW! DESTA EXCEDESTE-TE! Uma das melhores, senão mesmo a melhor, ilustração tua em que já botei a vista! 10 em 10!

PAM disse...

muito obrigado gajo feio!
mesmo assim o teu da desire está fenomenal. continuo a dizer que a única coisa que o mantém agarrado à foto é mesmo a mão. Está excelente. Parece uma ilustração!